Na noite de quarta-feira, 23 de outubro, o Instituto Global ESG teve a honra de receber Paul Clements-Hunt, criador do ESG nas Nações Unidas, em 2004 ao lado de Kofi Annan e cofundador dos Princípios para o Investimento Responsável (PRI), Andrew Gilmour, CEO e cofundador da Laconic Infrastructure Partners, acompanhados do Dr. Luiz Cláudio Allemand, que exerceu o cargo de Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça – CNJ por dois mandatos, atuando como Ouvidor do órgão. A visita foi marcada por discussões profundas sobre as principais iniciativas globais de sustentabilidade, os desafios enfrentados e as oportunidades de parcerias estratégicas.
Os convidados foram recebidos por Alexandre Arnone, Chairman do Grupo Arnone e Fundador do Instituto Global ESG, acompanhado pelo Vice-Presidente do Instituto Global ESG e Secretário Executivo da Frente Parlamentar ESG na Prática do Congresso Nacional (FPESG), Dr. Sóstenes Marchezine. O encontro também contou com a presença de outros membros e parceiros do Instituto, destacando a relevância do evento para o cenário nacional e internacional.
Durante o encontro, Paul Clements-Hunt destacou a evolução dos ativos ESG no mercado global, que atualmente superam os US$ 28 trilhões e têm previsão de crescimento para mais de US$ 40 trilhões até 2030 . Ele também enfatizou a importância de integrar práticas ESG de forma abrangente nas cadeias globais de valor.
Andrew Gilmour abordou os avanços tecnológicos liderados por sua empresa, Laconic, com a plataforma SADAR™️, que oferece soluções inovadoras para monitoramento ambiental e gestão de dados no mercado de carbono. Sua contribuição reforçou a importância de utilizar inteligência ambiental para transformar o setor e promover maior transparência e confiança.
O encontro foi uma oportunidade valiosa para debater parcerias estratégicas, com foco em soluções que possam acelerar a transição para uma economia global mais sustentável e inclusiva, reforçando o papel do Instituto Global ESG como facilitador de diálogos e inovações nesse campo.
Ao final do encontro, discutiu-se a realização de futuras colaborações entre o instituto e os líderes presentes, visando à implementação de iniciativas que tragam transformações significativas em escala global.
Clements-Hunt e Gilmour estão na Capital Federal do Brasil para participar, na qualidade de palestrantes magnos, da primeira Conferência Internacional de Sustentabilidade do Sistema de Justiça, promovida pelo Poder Judiciário brasileiro no auditório principal do Conselho da Justiça Federal – CJF, e Organizada pela Comissão Permanente de Sustentabilidade e de Responsabilidade Social do CNJ.